O marolo é ordem uma espécie arbórea nativa dos cerrados brasileiros, pertencente à Magnoliales é a família Annonaceae. Na região central do Brasil, é popularmente conhecido como araticum-do-cerrado, araticum-do-campo e pinha do cerrado.
Sua distribuição é bastante ampla, ocorrendo nos cerrados dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso, Maranhão, Goiás, Tocantins, Pará, Bahia e Piauí, sendo encontrado principalmente em terrenos elevados e de solos arenosos.
É uma arvore de porte médio, possuindo de 4 a 8 m de altura, com diâmetro de copa de aproximadamente 4m. Seu tronco é geralmente tortuoso, variando de 20 a 30 cm de diâmetro, revestido por uma casca áspera e cortiosa, resistente à ação dofogo. Suas folhas são crasso-membranosas, coriáceas quando maduras e ferrugíneo-hirsutas quando jovem.
As flores são, geralmente, solitárias, axilares, dotadas de pétalas carnosas de coloração verde-amarelada. São hermafroditas e apresentam protoginia, com o gineceu, órgão feminino, amadurecendo primeiro que o androceu, órgão masculino e termogênese. Segundo Gottsberger (1989), o inicio do aquecimento no interior da flor ocorre ao anoitecer, podendo chegar até 10 grau celsus acima da temperatura do ar, o que contribui para atração, principalmente, de besouros.
O fruto, do tipo baga, é subglobuloso, de cor verde quandoem desenvolvimento e marrom, quando maduro. A polpa, cuja coloração varia do branco ao amarelo, é levemente adocicada.
Utilização
No municipio de Paraguaçu começa no dia 18 de Março a 22 de Marco festa do Marolo que tornou tradicional em Paraguaçu Mg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário